BIO

FERNANDO
VIEIRA

Construindo experiências de consumo memoráveis através da vivência profissional

Fernando Vieira é, antes de tudo, um apaixonado pelo Varejo. Com mais de 25 anos de carreira, trilhou um caminho que fugia do convencional.

Iniciou sua jornada na multinacional HP, quando treinava e capacitava colaboradores do varejo. Em seguida, trabalhou na Nike como visual merchandiser e executou mais de 100 projetos de vitrinismo em marcas como Centauro, Bayard, Esportiva entre outras. Desenvolveu um manual de diretrizes de VM para as Factory Stores que foi utilizado pelo escritório global da marca, além da inauguração de mais de 30 Nike Stores no Brasil como sales supervisor. Teve passagem pelo grupo GEP onde foi Visual Merchandising Manager, gerenciando as 3 marcas do grupo (Luigi Bertolli, Cori e Emme) com mais de 100 lojas próprias em todo o Brasil. Atuou também como Branding Manager da marca Luigi Bertolli.

Analisando as lacunas que existiam entre as ideias da empresa e das grandes franquias nacionais, e o potencial de entregar uma melhor experiência de consumo através de projetos integrados de arquitetura e visual merchandising, fundou a Engage. Inicialmente surgiu como uma consultoria de VM para marcas como Natura, Oakley, Fila e Le Creuset. Mas Fernando enxergou a necessidade do mercado de atender todas as etapas do projeto de desenvolvimento de uma loja. Assim a Engage se torna um escritório multidisciplinar para evoluir a experiência de consumo, e em mais de 10 anos desenvolveu projetos de conceito arquitetônico para marcas como Reebok, Penguin, Allbags, Focus Têxtil entre outras.

Mais do que nunca, é fundamental criar conexões e proporcionar melhores experiências de consumo para o seu cliente. Atingir esse lugar emocional é chave para um futuro duradouro e bem-sucedido no mercado nos dias de hoje.

Fernando sempre teve vontade de ensinar e compartilhar suas experiências com outras pessoas. Essa vontade o levou a ser professor da Belas Artes ministrando o curso de varejo, além de realizar palestras para diversas marcas como Adidas, Boticário, Dzarm entre outras. É formado em empreendedorismo e novos negócios pela Mackenzie; e MBA em Administração, finanças e geração de valor pela PUC. Atualmente, através da FV, se dedica em dividir seu conhecimento com profissionais e empreendedores varejistas. São muitos clientes, cases inesquecíveis, projetos, pessoas e aprendizados que fazem parte da história do Fernando e são responsáveis por alimentar ainda mais seu amor pelo Varejo.