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7 recomendações para uma experiência de consumo memorável no ponto físico

1. Arquitetura comercial: O espaço físico ganha força na busca por mais interação humana.

Muito além da função estética, a arquitetura comercial é essencial para atrair clientes e potencializar vendas, através da construção de espaços convidativos, agradáveis e que vão impactar positivamente sua EXPERIÊNCIA de compra. Ela também ajuda a aumentar a credibilidade de uma marca e cimentar seu posicionamento perante o público.

Unindo os princípios da arquitetura com o visual merchandising, a arquitetura comercial pode otimizar a jornada de compra e o layout do projeto, garantindo que cada metro quadrado seja utilizado da melhor maneira.

Muitos projetos comerciais têm problemas como iluminação incorreta internamente e nas vitrines, mobiliários dispostos de maneira que atrapalham o fluxo de circulação, entre outros exemplos. É fundamental que a arquitetura comercial seja encarada como uma estratégia, executada por profissionais competentes, mantendo-a alinhada com os valores e necessidades de sua marca.

2. Visual Merchandising: Fundamental para trazer melhores resultados.

Um visual merchandising bem feito no ponto de venda é essencial para atrair a atenção dos clientes, criar uma experiência de compra agradável e aumentar as vendas. Tem como propósito, criar uma atmosfera atraente e envolvente destacando os produtos de forma estratégica, além de transmitir a identidade da marca de maneira consistente. No cenário atual, é inadmissível uma marca não possuir uma departamento de visual merchandising atuando diariamente no ponto físico. Como está o VM do seu ponto físico?

3. Jornada de compra assertiva: A era da facilidade

A jornada de compra é sobre a setorização das mercadorias dentro de um espaço. Um exemplo simples e palpável, são os supermercados, que costumam colocar seções de Padaria, Açougue e Frios (itens comprados com maior frequência) no fundo de suas lojas. Desta maneira, induzem o cliente a circular por toda a loja e no meio do caminho consumir mais.

Importante estudar a melhor maneira que os itens deverão ser expostos, pensando no mix de produtos ideal, dando destaque para os itens-chave do seu negócio e elaborando um trajeto interessante a ser percorrido pelo seu cliente.

O layout interno, deve ser estratégico, facilitando o percurso e garantindo o engajamento. O caixa deve ser a última das coisas que o cliente vê. É importante mantê-lo num estado emocional o maior tempo possível para otimizar a jornada de compra.

4. Comunicação Visual: Cada vez mais intuitiva

Para criar a melhor experiência, uma loja precisa ter a comunicação visual amarrada com o design. Desde a fachada, aos marcos de referência, que sinalizam os produtos e facilitam a busca, até o desenvolvimento das vitrines e produtos destacados em displays. É mais uma chance de reforçar seu posicionamento como marca.

5. Phygital: A tecnologia como aliada

É importante incorporar e oferecer inovações tecnológicas na experiência de compra. Além de facilidade, existem muitos outros benefícios. Pense no uso de displays digitais, touch screens e QR-codes que podem oferecer informação sobre os produtos e recomendações personalizadas. Lembrando sempre da importância de usar dispositivos intuitivos e que dialoguem com diferentes gerações.

6. Design Sustentável: O mundo é um só

A sustentabilidade é um dos valores que mais influencia o consumidor no momento atual. Isso se reflete na busca de produtos e práticas que sejam conscientes e responsáveis ecologicamente. O uso de materiais reciclados na decoração e práticas de redução de gastos de luz e água, são ideias que estão sendo incorporadas por varejistas no todo. Esses valores tem que ser aplicados no espaço físico, nos mobiliários, nas ações internas e vitrines e, principalmente no pich dos colaboradores que atendem seus clientes.

7. Tudo é conteúdo: Espaços instagramáveis

Onipresentes em nossas vidas, as redes sociais podem ser grandes aliadas. A criação de espaços interessantes e criativos, pensados para atrair a atenção e serem fotografados e consequentemente, compartilhados nas redes, resultando em publicidade gratuita e podendo atingir audiências maiores.

Após examinar estas recomendações, faça uma avaliação do seu PDV e reflita sobre o que fará com que seus clientes saiam de suas residências e visitem sua loja nos dias de hoje, considerando que muitos produtos estão sendo entregues de maneira rápida e eficiente em suas casas.

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